domingo, 17 de fevereiro de 2013

Cearense Leandro é campeão brasileiro de basquete em cadeira de rodas | Esportes | O POVO Online

Cearense Leandro é campeão brasileiro de basquete em cadeira de rodas | Esportes | O POVO Online

ESPORTE PARALÍMPICO 17/02/2013

Cearense Leandro é campeão brasileiro de basquete em cadeira de rodas

Cearense Leandro Mota é atual campeão brasileiro de basquete em cadeira de rodas pelo Águias (SP) e agora mira a seleção
O sonho, finalmente, chegou às mãos de Leandro Mota Santana. O cearense, de 29 anos, no ano passado, deixou Fortaleza e partiu para São Paulo, em busca de concretizá-lo. E, logo na primeira temporada no Águias (SP), time de basquete em cadeira de rodas, ele alcançou. Leandro Mota, junto com o time, foi campeão brasileiro na modalidade. No ano da estreia fora de casa, o pivô levou ainda a medalha de vice-campeão do Campeonato Paulista, um dos mais fortes do País. 

“Isso foi graças ao apoio da minha família (a mulher e os dois filhos) e da presença de Deus na minha vida”, diz, emocionado, de férias em Fortaleza. Neste mês, o atleta já retorna a São Paulo com o desafio de enfrentar o Campeonato Sul-Americano pelo mesmo time. “Comecei no banco. Pouco a pouco, estou mostrando que tenho qualidade e eles querem permanecer comigo”. Leandro foi o primeiro cearense a disputar o Campeonato Paulista de basquete em cadeira de rodas e o Campeonato Brasileiro da modalidade (1ª divisão).
 
História vencedora

A carreira começou de uma forma inimaginada. Depois de um acidente, em 1990, ele teve a perna direita amputada. “Achava que não ia voltar a ter uma vida ativa”, conta. 

Começou, então, a praticar natação. Não deu certo. Em 1998, seguiu para o basquete. Jogou cerca de 13 anos na Associação dos Deficientes Motores - Ceará (ADM-CE). Depois passou a defender a camisa da Associação Desportiva dos Deficientes do Ceará (Addece). Em 2012, o time da Addece recebeu a visita de um rapaz pernambucano, jogador do Águias. 

O pernambucano viu o talento de Leandro Mota e convidou o pivô para jogar na equipe paulista. “O sonho tinha chegado nas minhas mãos”.

Na chegada à capital paulista, a maior dificuldade foi enfrentar o frio. E também a saudade da família que ficara em Fortaleza. Agora, além da competição sul-americana que está próxima, o foco de Leandro Mota é nos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro, em 2016. “Quero adquirir experiência e visibilidade. Quero ir para a seleção brasileira, 2016 é o foco”, diz, enfático.

Serviço
Associação Desportiva dos deficientes do Estado do Ceará (Addece)
Esportes: basquete, atletismo e tênis para pessoas com deficiência
Mais informações: (85) 8607-6625 (Lídio Andrade, presidente da Addece)

Nenhum comentário:

Postar um comentário